Os cupins se alimentam de materiais celulósicos e lignocelulósicos como: madeira viva (árvores), madeira morta (em diferentes estágios de decomposição), gramíneas, raízes, sementes, fezes de herbívoros, húmus, etc.
As espécies que causam danos à madeira são principalmente das famílias Kalotermitida e Rhinotermida.
Coptotermes Gestroi “cupins subterrâneos: consiste em uma boa avaliação e tratamento de solo, madeiramentos fixos, redes elétricas e telefonia, em imóvel e edificação e necessário a maioria das vezes tratamento de solo.
Cryptothermes Brevis “cupins de madeira Seca: Estes alimentam-se das madeiras atacadas e passam a colocar suas fezes em forma de pequenas bolotinhas granuladas.
É muito importante saber que madeiras já infestadas com cupim de madeira seca, em contato com outras, permite que o ataque inicial se estenda à outros locais que ainda não estejam infestados.
Xilófagos “carunchos, brocas: Se alimentam unica e exclusivamente de celulose, diferente dos cupins de madeira seca e dos cupins subterrâneos, suas fezes são farelos bem fininhos igual pozinho de talco e enchem a madeira atacada de furos.